auxiliar de partida

Saiba quando utilizar um auxiliar de partida

Uma das ocorrências mais assustadoras para os motoristas é virar a chave no contato e perceber que a bateria descarregou. Daí para a frente, as únicas certezas são que o carro ou a moto não vão ligar. A situação piora quando não existe a opção de socorro imediato. Nesse caso, será preciso deixar o veículo e voltar com ajuda depois. Em tais ocasiões, ter um auxiliar de partida faz toda diferença para sair da enrascada.

Continue a leitura e saiba mais sobre a utilização desse prático e estratégico equipamento!

Para que serve o auxiliar de partida?

A função principal do acessório é proporcionar energia extra ao veículo, de forma a possibilitar que sua parte elétrica seja acionada. Em outras palavras, quer dizer que o seu uso resulta em conseguir dar a partida.

Desse modo, representa um verdadeiro acessório de emergência, que serve para qualquer marca, ano e modelo de carro e moto. Muitos dos auxiliares de partida disponíveis no mercado são indicados para uso também em embarcações nas situações que demandam uma fonte de energia.

Quando se deve ter o acessório no veículo?

Como dito no início deste artigo, tentar ligar o veículo e constatar que não há bateria suficiente é um transtorno e tanto. Mais do que isso, pode significar risco à integridade do motorista, de acordo com a situação.

Imagine se seu carro ou moto fiquem sem bateria em um local perigoso, tarde da noite? Esse imprevisto está longe de ser raro, então, pode-se afirmar que ter um auxiliar de partida é valioso em todos os momentos. Portanto, deixar o equipamento no carro, ou sempre à mão, no caso da moto, é investir em prevenção.

Quais são as características da partida de emergência

Se você imaginou uma peça grande e pesada, desconstrua essa ideia, pois muitos dos auxiliares de partida são bem compactos. Muitos deles possuem bateria de polímero de lítio, com capacidade de recarregar — de maneira simples e rápida — o veículo, seja ele um carro ou uma moto.

Isso porque, apesar do tamanho pequeno, os auxiliares têm grande potência. Quanto ao número de utilizações possíveis, algumas marcas chegam a ter capacidade para vinte partidas, antes de precisarem ser recarregadas.

Além disso, alguns desses produtos são fabricados para executar mais de uma função, servindo para carregar celulares e GPS — entre outros dispositivos com cabo USB. Fornecer iluminação de emergência e até funcionar como compressor para encher pneus são mais funcionalidades encontradas em determinados auxiliares de partida.

Ao usar um auxiliar de partida, você coloca seu carro ou moto para funcionar em poucos minutos. Então, ao começar a rodar, sua bateria vai se recarregar automaticamente. Isso, claro, se o sistema de alimentação elétrica não estiver com defeito. Por último, queremos destacar a necessidade de, após resolver o problema imediato, investigar o motivo de a bateria ter descarregado.

Afinal, pode se tratar do fim da vida útil do equipamento, o que vai exigir sua troca. É fundamental saber o que houve, para evitar dificuldades recorrentes, e, assim, garantir toda tranquilidade à utilização do seu veículo.

Acesse agora a Complete O Carro e encontre os acessórios indispensáveis ao seu carro ou moto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.