Pneu tem maior desgaste em dias de calor?

É verdade que os pneus sofrem maior desgate nas épocas quentes do ano?

O verão ja acabou mas nós brasileiros sabemos bem que, por aqui, o calor não vai embora de vez não é mesmo? Muitas das vezes ele volta e o  Calor por aqui é com C maiúsculo, um sol para cada um, como costumamos dizer!

Uma dúvida que muitos motoristas têm nesse calorão é se o pneu tem maior desgaste em dias de calor. Veja a seguir as principais informações e dicas sobre o tema, neste conteúdo especial preparado pela Completeocarro!

Como é o desgaste dos pneus em dias quentes?

De acordo com especialistas da área, o pneu gasta mais em dias de calor, sim. O motivo é simples: o atrito da borracha do pneu contra o solo do asfalto é mais intenso em dias quentes. Se estiver muito calor, o asfalto queimando estará em atrito mais intenso com a borracha do pneu. Já em dias de frio ou chuva, esse atrito é menor e, portanto, o pneu não fica tão gasto.

Podemos fazer essa comparação com um corredor de rua, por exemplo. Em dias de asfalto muito quente, o tênis terá um maior desgaste no asfalto quando comparado com dias mais frios. Portanto, atenção para algumas dicas que separamos para você quando falamos de pneus e calor!

Se o pneu tem maior desgaste em dias de calor, o que fazer?

Separamos abaixo 3 dicas fundamentais para você ficar de olho ao dirigir durante o verão. Vai ir à praia e relaxar no mar com a família? Antes do refresco, vale a pena redobrar a atenção com os pneus do seu carro. Será que eles estão preparados para esse calor todo? As respostas você confere logo abaixo.

Dica 1

A primeira dica está na calibragem e pressão dos pneus. Não é recomendável que, em dias de muito calor, você dirija por um bom período e somente depois pare no posto de combustível para calibrar os pneus. Com o sol e o calor, a tendência é que os pneus ganhem mais pressão. Eles parecem até mais cheios nesses casos.

Portanto, a dica é a seguinte: está muito calor? Logo que sair de casa, com os pneus ainda frios, aproveite para logo fazer a calibragem. Nesses dias muito quentes, também é possível calibrar um pouco menos. Por exemplo: se o manual do seu carro informa que a calibragem correta é 30, nos dias de muito calor você pode calibrar com 28 ou 29, por conta da pressão com o asfalto nesses casos.

Dica 2

Mas e o estepe? Para não ser pego de surpresa, não esqueça de calibrar também o seu estepe para eventuais emergências que possam ocorrer. Você está dirigindo debaixo de sol forte, o pneu desgastado tem algum problema e o estepe está murcho. Já pensou no risco? Portanto, a dica é sempre ficar de olho na manutenção do estepe.

Dica 3

A última dica, também em cima do desgaste dos pneus, está no rodízio. Jamais se esqueça de rodiziar os pneus. Se no calor eles sofrem maior desgaste, está aí mais um motivo para você não esquecer dessa troca constante que vai nivelar os pneus do seu carro.

Outras orientações

Orientações importantes que não podemos descartar: meu pneu derreteu com o sol e o asfalto quente, isso é normal? Com certeza, não!

É fundamental comprar pneus regularizados e de empresas especialistas no assunto, justamente para fugir de possíveis ciladas. Os pneus são produzidos para suportar diferentes tipos de temperaturas e diferentes tipos de estradas. Portanto, se você teve algum problema diferente com o seu pneu durante o calor, a dica é consultar um especialista.

Quer mais dicas? Então conheça a Completeocarro , loja online de pneus e acessórios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.